A prática de Babyoga é uma aula de conexão, de amor, de toque onde os pais descobrem novas formas de estimular o desenvolvimento físico, social e emocional do seu bebé construindo, desde a primeira infância, vínculos afetivos profundos e sólidos.

As dinâmicas de Babyoga contemplam canções, ritmos, movimentos corporais, exercícios específicos promovendo um estímulo multissensorial para os bebés pois junta o toque, o movimento, o som e o contacto visual na mesma atividade de forma intencional e consciente tornando-a numa experiência rica na partilha do dar e receber entre pais e bebés. Estas aulas centram-se no desenvolvimento psicomotor e emocional dos bebés e, essencialmente, na relação entre mãe ou pai e bebé.

É na relação que tudo acontece, é na relação que ambos se encontram. Quando a relação é serena, o bebé está sereno.

A prática de Babyoga promove um estímulo multissensorial para os bebés pois junta o toque, o movimento, o som e o contacto visual na mesma atividade tornando-a numa experiência rica na partilha do dar e receber entre pais e bebés sendo também uma excelente forma de ajudar a equilibrar o tempo que atualmente os bebés passam nas cadeiras (ovos), nos carros, nos parques ou nos andarilhos.

O Babyoga surge como uma prática que visa ser regular e continua para que se consiga uma melhor interiorização dos benefícios para pais e bebés.

Vantagens e Benefícios

As vantagens são muitas e não só para o bebé e sim para a família. O que eu própria descobri enquanto mãe é que tornei-me mais confiante, mais serena e isso permitiu-me ligar-me à minha bebé de uma forma saudável e rica para ambas. E os bebés sentem isso tão bem! Para os bebés que praticam Babyoga usufruem de momentos especiais e preciosos com os seus pais onde exploramos a consciência corporal do bebé através do toque, ajudando o seu desenvolvimento neuromuscular, uma vivência das emoções mais tranquila, reduzindo estado de inquietação e favorecendo um sono mais produtivo.

Os bebés têm força, têm energia, têm flexibilidade. Os bebés são ativos mas também calmos. São genuínos e respeitam o que sentem e pensam. Acima de tudo, vivem cada momento como se fosse único e por isso entregam-se na totalidade. Mas será que conseguem praticar yoga? Claro que sim…. Os bebés praticam yoga todos os dias…. naturalmente pois faz parte do seu desenvolvimento. O Babyoga estrutura, organiza e contextualiza o que eles trazem de inato e fazem naturalmente. Praticar yoga nesta idade pode ajudar os bebés a normalizar as suas emoções, resultado de uma vida ativa e por vezes uma mente ainda mais ativa. A prática de yoga pode ajudar a aumentarem a auto confiança, a auto estima, a conhecerem-se interiormente bem como a sentirem-se confortáveis com o seu próprio corpo tornando consciente a importância da respiração. Um corpo ágil e forte revela uma mente igualmente forte e ágil.

Benefícios para o bebé da prática de Babyoga

  • Ajuda a regularizar os ciclos de sono e a ganharem maiores períodos de descanso;
  • Melhora a digestão e alivia as dores das cólicas;
  • Reduz a inquietação e irritação;
  • Ajuda o desenvolvimento neuromuscular;
  • Aumenta a auto-confiança e auto-estima;
  • Fortalece o sistema imunitário;
  • Ajuda a uma vivência das emoções mais normalizada;
  • Aumenta a consciência corporal;
  • Contribui para o natural desenvolvimento dos movimentos desde a nascença ao andar;
  • Promove uma atividade física estruturada e intencional.

Benefícios para os pais da prática de Babyoga

  • Mais confiança e certeza enquanto cuidadores;
  • Menos ansiedade e stress;
  • Vinculação profunda com o bebé;
  • Momentos divertidos e especiais com o bebé;
  • Relaxam e acalmam pensamentos e corações acelerados;
  • Aprendem dinâmicas e exercícios para brincarem com o seu bebé.

A partir de que idade e com que regularidade se aconselha?

A prática Babyoga em aula de grupo só a partir dos 2 meses e temos aulas até aos 4 anos e Playoga a partir dos 5 anos.

A prática de Babyoga acontece 1x por semana em aula de grupo e incentivamos os pais a continuarem a prática diariamente em casa.

Alguns exercícios, brincadeiras diariamente quando o bebé está receptivo ajudam a uma melhor interiorização dos benefícios para pais e bebés.

O que acontece numa aula de Babyoga?

Uma aula de Babyoga é um momento muito especial, muitos pais confidenciam que é o momento alto da semana onde estão em total presença com os seus bebés, explorando novas dimensões da sua relação.

A sala é acolhedora e convidativa e os tapetes de yoga dispostos em círculo. Cada mãe ou pai fica com o seu bebé num tapete individual, é o seu espaço. Começamos e terminamos a prática de Babyoga sempre cantando as mesmas canções pois a repetição é essencial à memorização bem como confere segurança e rotina ao bebé. A aula é conduzida de forma a servir as necessidades de desenvolvimento dos bebés bem como proporcionar aos pais momentos de cumplicidade e ferramentas úteis para o dia-a-dia.

As dinâmicas e exercícios de Babyoga são como a respiração: existem momentos de contração e momentos de expansão, ou seja, é necessário dentro de cada aula haver momentos ativos e momentos relaxantes, ambos fazem parte de um todo essencial ao equilíbrio a um desenvolvimento saudável e integral. Portanto dentro de cada aula existem momentos para brincadeiras ativas, para relaxar, para contemplar e também para partilhar. Cada grupo de mães e pais é diferente e têm uma capacidade gigante de se entreajudarem e criarem uma rede de apoio vital.

Existem 3 níveis que dependem
da idade e da etapa de desenvolvimento do bebé.

BABYOGA 1: DOS 2 AOS 8 MESES
As aulas consistem numa prática calma recheada de ternura e de momentos de cumplicidade que desenvolvem os laços afetivos entre o pai/mãe e bebé ajudando os bebés a conhecerem melhor o seu corpo, o espaço que o rodeia e os seus pais. Os pais sentem-se mais confiantes nos seus papéis pois aprendem mais sobre a personalidade do seu bebé adquirindo ferramentas que proporcionam uma estimulação adequada para um bom desenvolvimento.
BABYOGA 2: DOS 9 AOS 23 MESES
As aulas consistem numa prática ativa e divertida recheada de brincadeiras entre o pai/mãe e o bebé. Nesta fase os bebés tornam-se naturalmente mais ocupados com as suas descobertas, é deveras importante continuar a construir o vínculo afetivo entre o pai/mãe e bebé de forma a manter a referência que os bebés necessitam para viverem intensamente as várias etapas que têm pela frente. As posturas e dinâmicas de yoga são bastante ativas e cheias de movimento estimulando as recentes ou próximas conquistas como o sentar, gatinhar e andar.
BABYOGA 3: DOS 2 AOS 4 ANOS
Entre canções, poemas e histórias as crianças vão explorando a potencialidade do seu corpo, da sua voz e acima de tudo, da sua vontade. São aulas bem balanceadas entre momentos ativos e velozes e momentos de relaxamento e tranquilidade. A imaginação e a fantasia são ingredientes essenciais nestas aulas onde a criança não imagina que ela é. O mundo dos animais e da natureza assume particular relevância na forma como exploramos o corpo, as suas capacidades, limites e possibilidades.

Fala Connosco!

Para mais informações entra em contacto

© Babyoga Portugal - Escola de Yoga para bebés e crianças

Livro de reclamações    Resolução litígios online    Privacidade    Cookies

webdesign by: criativo.net

Abrir Chat
1
Olá,
no que podemos ajudar?