A prática de PLAYOGA consiste num programa específico e único para crianças em fase escolar que promove o desenvolvimento da criança explorando o seu talento e o seu potencial como um todo valorizando as capacidades inatas de cada criança: criativas, intuitivas, físicas, emocionais, intelectuais e éticas. A prática de Playoga contempla um equilíbrio entre a diversão com jogos, histórias e músicas, a disciplina, com cooperação, respeito e verdade, a integração com o relaxamento, massagens e visualizações.

Todas as dinâmicas são propostas seguindo a necessidade e a vontade das crianças tendo em conta que o mais importante é a criança trazer a prática do Yoga para dentro de si e não se encaixar na prática de Yoga. A questão será sempre: ‘como é que o meu corpo transforma esta postura dentro de mim’ e não ‘como é que vou fazer esta postura’. Por isso, no Playoga não existem posturas ou estruturas rígidas.

Estar com crianças é a melhor coisa do mundo. Elas trazem vida, alegria e agitação. São intensas, presentes e muito sonoras. Nem sempre a criança tem espaço e tempo para colocar cá para fora a sua energia e manifestar tudo o que condensou no corpo sentado numa cadeira.

Nem sempre a criança tem um lugar para se encontrar a si própria num dia cheio de correria entre casa, escola e afazeres diários. Cada vez mais, é importante a criança e a família ganharem recursos que lhes permitam encontrar o equilíbrio.
Ouvir os sinais do corpo, entender a linguagem do corpo, respirar pelo corpo e saber agir respeitando o seu corpo são princípios basais das aulas de Playoga. Só respeitando o seu corpo, os seus sinais e os seus limites é que a criança consegue verdadeiramente respeitar o outro.

Todos os elementos utilizados na prática de Playoga

Exercícios de respiração, exercícios de meditação e visualização, vocalização, posturas de yoga, massagens são exploradas como elementos criativos conferindo espaço à criança para expressar emoções e sentimentos através da do corpo, da verbalidade, do toque, das artes.

A prática de PLAYOGA providencia às crianças uma nova e fantástica forma de explorarem e apreciarem os seus potenciais criativos. As crianças aprendem valiosas técnicas que constituem uma sólida plataforma para lidarem melhor com futuros desafios, para que cresçam fortes fisicamente, mental e emocionalmente, cultivando a auto-estima na jornada de uma vida bem-sucedida.

Benefícios para as crianças da prática de Playoga

  • Tranquilidade,
  • Desenvolve a capacidade de concentração e de memorização,
  • Consciência da respiração como ponto de equilíbrio,
  • Promove corpos fortes, ágeis e saudáveis
  • Desenvolve a interação social positiva com pares e com o grupo
  • Melhora o humor a partir de exercícios de respiração nasal, que criam reflexos positivos nos centros neurológicos da criança
  • Promove a cooperação e o toque saudável
  • Adquire recursos para lidar com o stress e a ansiedade de forma mais eficaz
  • Desenvolve a auto-estima, autoconfiança e o autoconhecimento
  • Promove um equilíbrio ao nível do sistema endócrino e do sistema nervoso ajudando a regular as emoções
  • Fortalece o sistema imunitário
  • Sono mais tranquilo

Benefícios para os pais da prática de
Playoga em família

  • Momento de cumplicidade e vinculação único
  • Tranquilidade, calma e paciência
  • Activa a criança interior
  • Consciência da respiração
  • Prática dos 4 saberes:
  • 1º Saber Estar | 2º Saber Ouvir| 3º Saber Esperar | 4º Saber Ser

A partir de que idade é que se aconselha a prática de Playoga?

As aulas estão vocacionadas para crianças a partir dos 5 anos e idade escolar até aos 12 anos ou final do segundo ciclo. A seguir vem a fase de pré-adolescência e adolescência onde os motivadores e interesses se alteram bastante e a prática segue outras dinâmicas apropriadas a jovens adultos.

O que acontece numa aula de Playoga

As crianças são constantemente afetadas pelo estilo e ritmo de vida acelerado dos seus pais e sociedade. São também afetadas por eventos ou momentos stressantes. As exigências e pressões escolares, as inúmeras atividades diárias, o aumento da quantidade de tempo gasto nos telemóveis, tablets e afins versus a diminuição de qualidade de tempo passado em família limita a criança na sua capacidade de “olhar para dentro”, de vivenciar o seu talento, de se aborrecer para ser criativo.

Nas aulas de PLAYOGA respiramos pelo coração. Dá-se asas à imaginação. Há espaço e tempo para “olhar para dentro”. A prática de PLAYOGA ajuda ao equilíbrio e harmonia da criança trazendo-lhe mais calma, autoconfiança, trabalhando a sua auto-estima, a sua flexibilidade e agilidade.

As aulas de PLAYOGA são desenvolvidas consoante a necessidade das crianças e adaptadas à sua realidade motora e sensorial. Trazemos o os interesses e motivações das crianças para dentro de aula. São aulas divertidas, enérgicas recheadas de jogos e atividades lúdicas introduzindo os conceitos de Yoga num ambiente de cooperação. Assim as crianças aprendem enquanto se divertem crescendo e adquirindo todos os benefícios da prática do Yoga, criando uma base saudável para toda a vida.

Começamos a aula em círculo para que todos se possam olhar com olhos de ver, criando a sensação do todo e do indivíduo. Podemos começar por uma dinâmica ativa ou por uma dinâmica calma, o que vai determinar isso é a necessidade do grupo e não a vontade do professor. O que revelamos aqui é muito especial: as crianças adoram o toque, as massagens e os alongamentos.
Sentem-se bem e agradecem!

Existem 4 níveis de aulas Playoga

Em cada nível adequamos sempre a prática proposta aos interesses das crianças, ao seu mundo e vivências internas. O importante não é avaliar as conquistas da criança e sim ajudá-la a sentir-se cada vez mais conectada com o seu corpo, com os seus talentos naturais, com a sua criatividade e alegria interior.

De cada vez que existe uma aula de Playoga, o professor transforma-se!

PLAYOGA 1

4 aos 6 anos

PLAYOGA 2

dos 6 aos 9 anos

PLAYOGA 3

10 aos 12 anos

PLAYOGA Pais & Filhos

4 aos 12 anos

Fala Connosco!

Para mais informações entra em contacto

© Babyoga Portugal - Escola de Yoga para bebés e crianças

Livro de reclamações    Resolução litígios online    Privacidade    Cookies

webdesign by: criativo.net

Abrir Chat
1
Olá,
no que podemos ajudar?